Criar um blog do começo ao fim

By Blogueiras Paulistas - 07:00:00

Como existem muitas pessoas que querem entrar para a blogosfera, mas não faz ideia de como fazer um blog e nem como postar nele, fizemos esse tutorial básico para quem está iniciando e não sabe muita coisa sobre o Blogger.


De acordo com o Wikipédia: “Blogger, uma palavra criada pela Pyra Labs, é um serviço do Google, que oferece ferramentas para edição e gerenciamento de blogs, de forma semelhantemente ao WordPress, mas indicado para usuários que nunca tenham criado um blog, ou que não tenham muito familiaridade com a tecnologia.

Ou seja, se você não sabe muita coisa sobre a blogosfera, o Blogger é o melhor lugar para você criar seu blog e expressar seus sentimentos e suas vontades.

Criando a sua conta no Blogger

Se você tiver uma conta no Gmail ou qualquer conta relacionada ao Google, basta entra no Blogger e começar a blogar. Caso você não tenha uma conta no Google, siga os passos abaixo.

Clique em inscreva-se no lado superior esquerdo da página.  Para criar a sua conta no Blogger, você terá que criar um e-mail no Gmail, tudo isso já integrado na página de inscrição. Caso esteja em dúvida no nome que colocar no seu blog, porque não sabe se vai ter um endereço disponível, digite na barra de endereço do seu navegador o endereço do seu possível blog, pois assim saberá se existe ou não um blog com esse nome.

Como já escolheu o nome do seu blog, agora é só escolher um layout básico para você começar e postar.

Princípios básicos

Visão Geral: Neste lugar, você poderá visualizar quantos seguidores possui, quantas postagens possui, quantos comentários para aprovar possui, quantos comentários publicados possui e quantas visualizações na sua página você teve naquele dia.
Postagens: Você pode visualizar quais são as postagens que já foram publicadas, quais estão programadas e quais estão em rascunho.
Páginas: Neste lugar, você editará as páginas que falara sobre você, sobre o blog e sobre outras coisas e você pode fazer essas páginas irem diretamente para um link.
Comentários: Aqui, você verá quais são os seus comentários publicados, os que estão esperando aprovação e também os spams.
Estatísticas: Neste lugar, você verá com detalhes quantas pessoas visitam o seu blog, qual é o navegador que eles usam (Google Chrome, Firefox), onde os leitores clicam para entrar no seu blog (Facebook, Twitter, caso você divulgue nesses lugares).
Ganhos: Caso você queira ganhar dinheiro você clique em Inscrever-se no AdSense.
Layout: É aqui onde você organiza o que terá no seu blog, se você quiser por acaso adicionar a likebox do Facebook, é aqui que você vai.
Tema: Neste lugar você poderá mexer no HTML do seu blog e adicionar um novo layout.
Configurações: Você poderá configurar tudo, desde o nome do blog até pessoas que poderão ou não ver o seu blog.

Criando uma postagem no seu blog

Para criar seu primeiro post, clique em "nova postagem". A forma como aparece a área de texto é bem intuitiva e fácil para produzir seu conteúdo.

Abaixo da barra para o título da postagem, existem diversas opções de formatação para o seu texto, inclusive inclusão de fotos, vídeos e links.

Do lado direito do navegador, encontra-se o lugar no qual colocará os marcadores do seu post e outras coisas. Caso, você viaje ou não tenha tempo para postar em determinado dia, o truque é programar o seu post, na opção "programar" e colocar o dia e o horário que desejar.

Se por algum motivo desejar mudar o endereço daquela postagem, basta ir em "link permanente", clicar em "link permanente personalizado" e alterar da forma que desejar. Dica: coloque hífen para separar as palavras, assim ficará mais legível para seu leitor.

Dicas para melhorar a postagem

Sempre alinhe o texto à esquerda ou justifique, pois assim ficará mais bonito visualmente.

Tenha um padrão no tamanho das imagens e dos vídeos, pois assim ficará mais organizado. Para mudar o tamanho do vídeo, é necessário que saiba um pouco de HTML.

Um manual prático para criar o seu blog e produzir sua primeira postagem. Vale lembrar que você vai criar seu jeito de escrever, de fotografar e de divulgar conforme o tempo passar, mas comece.

  • Share:

You Might Also Like

0 comentários